O Governo Federal divulgou a liberação da segunda parcela referente ao abono salarial desde a última sexta-feira (15). A saber, quem tem direito a receber são os trabalhadores em regime CLT e os servidores públicos que nasceram no mês de fevereiro.
A concessão do benefício é feita a quem está cadastrado devidamente no PIS (Programa de Integração Social) ou no Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
O que é o abono salarial?
O abono salarial nada mais é do que um pagamento feito todos os anos para trabalhadores que cumprirem com certos requisitos determinantes.
O valor pode alcançar o montante de um salário-mínimo vigente, a depender da quantidade de meses trabalhados dentro do ano-base, que no caso é 2022. Lembrando que esse valor é calculado contando com o acréscimo de R$ 118 a cada mês trabalhado.
Para ser elegível ao recebimento do abono, os cidadãos que laboram para a iniciativa privada (PIS), bem como os servidores públicos (Pasep) têm que ter trabalhado, ao menos, 30 dias dentro do ano-base, além de ter recebido, no máximo, dois salários mínimos mensais.
Onde é possível sacar o benefício do PIS/Pasep?
O pagamento para os beneficiários do PIS será realizado para correntistas através de crédito em conta na Caixa Econômica Federal.
Ademais, quem não é correntista pode ter acesso pelo app Caixa Tem ou, quem preferir, pode sacar em qualquer agência da instituição.
Já quem é beneficiário do Pasep recebe por meio do Banco do Brasil, escolhendo entre depósito na conta-corrente ou na conta poupança. Além disso, tem a opção do saque nas agências bancárias, bem como o acesso através do site gov.br.
Quando o pagamento do abono salarial será feito?
O calendário dos pagamentos tem a organização feita conforme o mês do nascimento dos trabalhadores que são elegíveis. Um exemplo: quem nasceu em janeiro, recebe no dia 15 de fevereiro de 2024; quem nasceu em fevereiro, recebe no dia 15 de março, etc.
Como verificar o saldo do PIS/Pasep?
Para verificar qual é o saldo, bem como sua disponibilidade ou data de pagamento, o beneficiário pode usar:
- App Caixa Tem;
- Portal gov.br;
- Site da Caixa Econômica Federal.
Também dá para verificar ligando para a Caixa Econômica pelo número 4004-0104 (capitais e as regiões metropolitanas) ou no 0800 104 0104 (demais regiões). Assim, é só seguir as instruções fornecidas.