NotíciasSorocaba

Circo Portugal faz SHOW SOLIDÁRIO em prol das vítimas no RIO GRANDE DO SUL na quarta (8); Veja como ajudar

Na quarta-feira (08), o Circo Portugal estará presente em Sorocaba com um espetáculo solidário em prol das famílias vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul.

Os ingressos são limitados, e os interessados em contribuir podem trocar 2 quilos de alimento por um ingresso no posto de troca exclusivo, que fica na Avenida Afonso Vergueiro, número 499.

Circo Portugal

De acordo com as informações divulgadas através das redes sociais do Circo Portugal, as trocas serão feitas das 08h às 17h nos dias 06, 07 e 08/05 exclusivamente no local indicado.

Tragédia no Rio Grande do Sul

Com o acúmulo de chuva registrado no sul do Brasil, diversas cidades do Rio Grande do Sul foram tomadas por enchentes, causando muitos prejuízos, perdas e mortes em todo o estado.

Diversas famílias também tiveram que deixar suas casas, que foram devastadas pela água, e animais foram levados pela enchente.

Sendo assim, o Governo do Estado decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal.  Dessa forma, o estado fica apto a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 90 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. O boletim divulgado nesta terça-feira (7) ainda aponta que há outros 4 óbitos sendo investigados.

O estado registra 131 desaparecidos e 362 feridos. A Defesa Civil colocou a maior parte das bacias hidrográficas do estado com risco de elevação das águas acima da cota de inundação.

Há 204,3 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 48,2 mil em abrigos e 156 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).

O RS tem 397 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,4 milhão pessoas afetadas.

Além disso, muitos serviços também foram afetados pelas enchetes no estado. Segundo a nova atualização, são 451 mil pontos sem luz no estado. Na área da CEEE Equatorial, são 206 mil imóveis sem energia. A RGE Sul tem 245 mil imóveis afetados.

A Corsan, empresa que abastece diversos municípios no Rio Grande do Sul, totaliza que 649 mil clientes estão sem abastecimento de água no estado.

Em Porto Alegre, maior cidade do estado do Rio Grande do Sul, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) informou que religou a Estação de Tratamento de Água (ETA) São João na manhã desta terça. Trinta e cinco bairros da Zona Norte são abastecidos. Outras quatro estações estão fora de operação.

A operadora Tim afirma que há 20 municípios sem serviços de telefonia e internet. A cobertura da Vivo está prejudicada em 172 cidades. Na Claro, são 19 municípios sem sinal.

O governo do RS afirma que 790 escolas de 216 municípios estão afetadas (388 danificadas, 52 servindo de abrigo, além de locais com problemas de transporte e acesso). Os problemas impactam 273 mil estudantes.

As rodovias estaduais registram bloqueios totais e parciais em 95 trechos de 41 estradas. Conforme o governo, equipes trabalham para desobstruir as rodovias o mais rápido possível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo