Sorocaba

Centro de Operações Especiais e Inteligência (COEI) da GCM volta a operar via fones 153 e 199

O Centro de Operações Especiais e Inteligência (COEI) voltou a operar normalmente nesta semana, recebendo chamados pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) e 199 (Defesa Civil), em Sorocaba.

Por conta de problemas no fornecimento de energia elétrica desde a tarde de domingo (18), o registro de ocorrências de urgências operava de maneira emergencial, via WhatsApp.

Uma equipe da CPFL Piratininga, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), realizou manutenção da caixa de entrada de energia da Sesu e o sistema está restabelecido.

+Quase 10 mil casos de dengue: Saiba onde buscar atendimento em casos da doença em Sorocaba

Como trabalha o Centro de Operações Especiais e Inteligência (COEI)

Pelo telefone, na Central de atendimento da Guarda Civil Municipal através do número 153, onde o munícipe faz as denúncias e solicitações. Nesses casos é feito o filtro das ocorrências e enviando viatura para seu atendimento de acordo com as prioridades e competências.

Além disso, a Guarda Civil Municipal possui câmeras instaladas nas vias urbanas da cidade, em um sistema integrado através da Infovia entre as câmeras de Trânsito e Segurança. O monitoramento e realizado por 24h x 7 dias semana.

Essas imagens ficam armazenadas em servidor por um período de até 30 dias, onde a pessoa que precisar basta ir até a Secretaria de Segurança, situada na Rua Castanho Taques nº 100, e acompanhado de cópia de boletim de ocorrência preencher requerimento na Recepção.

A proteção também é utilizada com um Sistema de Monitoramento com a finalidade de localizar veículos produtos de crimes, auxilia as viaturas de patrulha na localização e apreensão de veículos roubados ou furtados.
Para utilizar desse recurso quando tiver algum problema quanto a furto/roubo, é necessário ir até a Secretária de Segurança, situada na Rua Castanho Taques nº 100, e acompanhado de cópia de boletim de ocorrência preencher requerimento na Recepção.

Também há o Botão do Pânico, que tem como objetivo disponibilizar para mulheres que possuam medida protetiva espedida, um aplicativo que quando acionado, alertará a Guarda Civil Municipal sobre uma violação da ordem de medida.

O serviço oferecido pelo aplicativo “Botão do Pânico” possa evitar a agressão de mulheres, e que possam ser colhidas evidências da tentativa de agressão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo