SorocabaNotícias

Campeonato Brasileiro de Motocross tem passagem por Sorocaba neste fim de semana (16 e 17)

Homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo

Pelo segundo ano consecutivo, o Motódromo da cidade de Sorocaba recebe a abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross, marcada para este fim de semana (16 e 17/3).

As inscrições para pilotos já na terça-feira (12/03), e o evento acontece na Arena Motocross, localizado na Rodovia João Leme dos Santos, km 102.

A equipe Honda Racing chega disposta a brigar por vitórias e pelos títulos. O francês Stephen Rubini, o equatoriano Jetro Salazar e o paulista Gustavo Pessoa são destaques na categoria MX1, com as motocicletas Honda CRF 450R. Na MX2, o mineiro Bernardo Tibúrcio e o catarinense Vitor Borba defendem o time, com as Honda CRF 250R.

As ativistas previstas devem começar por volta das 7h30, e todas as informações podem ser consultadas no site da CBM.

Campeonato Brasileiro

São 12 classes diferentes competindo no Campeonato Brasileiro de Motocross, de acordo com a idade e o tipo de motocicleta. A duração das provas de motocross varia de acordo com a classe.

O Campeonato Brasileiro de Motocross é homologado e supervisionado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Além disso, o campeonato compreenderá em 07 (sete) a 10 (dez) etapas para as classes: MX1, MX2, MX3, MX2JR MXJR, 65cc, 50cc, MXF e YZ125 Blu Cru CUP, sem direito a descarte.

As provas das classes; MX1, MX2, MX3, MX2JR e MXJR poderão acontecer em rodadas duplas. E, além disso, 04 (quatro) etapas para as classes: MX4, MX5 e Nacional, sem direito a descarte, sendo que somente duas acontecerão juntamente com o Campeonato Brasileiro de MX-PRÓ e as outras duas serão realizadas juntamente com os Campeonatos Estaduais de Motocross.

No campeonato, haverá a presença de diversos pilotos de estados brasileiros, além de pilotos de outros países como Uruguai, Portugal e diversos outros que marcarão presença em Sorocaba.

Motocross

O motocross, que é frequentemente abreviado para MX ou MotoX, é um esporte praticado sobre motocicletas em terreno off-road e em alta velocidade e, por isso, atrai como praticantes muitos apaixonados por adrenalina no mundo todo.

Para a segurança dos pilotos, eles usam capacete, óculos, luvas e botas, além de calça de cross, camisa de manga comprida e colete. Por causa da natureza física do motocross, os pilotos se esforçam fisicamente para absorver choques com seus joelhos, braços, pescoço e tronco. O assento longo e liso (sem degrau) é projetado para permitir que os pilotos desloquem seu peso rapidamente para fornecer mais tração na posição escolhida, o que o torna desconfortável fora de seu uso proposital.

A primeira competição internacional de motocross de que se tem registro aconteceu em 1939, na França, mas foi só na segunda metade do século XX que o esporte ganhou popularidade na Europa.

Além disso, o Motocross só chegou no Brasil em 1971. A primeira prova foi realizada em Curitiba, no Paraná, e outra em São Paulo pouco tempo depois.

Influenciados pela febre que virava na Europa, os motociclistas brasileiros começaram a organizar as primeiras corridas em 71. O Campeonato Brasileiro viria a ser criado 2 anos depois.

No motocross, as provas são ao ar livre, em terrenos acidentados, e em circuito fechado, geralmente com percurso de 1,5 km. Ganha o piloto que chegar ao fim do percurso primeiro. O nome da modalidade frequentemente é abreviado para MX ou MotoX.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo