Uma rodada nova de repasses do programa de transferência de renda será liberada a contar de hoje, sexta-feira (15). Contudo, os pagamentos referentes a março terão uma antecipação feita no Caixa Tem para um determinado grupo de beneficiários.
A aprovação da antecipação foi feita em fevereiro, sendo que o dinheiro do Bolsa Família se destina àqueles inscritos residentes nas cidades onde se decretou estado de calamidade ou emergência pública.
O que é estado de calamidade pública?
O estado ou situação de calamidade pública é uma ocorrência grave e anormal, provocada por desastre natural ou provocado pelo homem.
É quando se causam prejuízos e danos que comprometam substancialmente as capacidades de resposta dos poderes públicos.
A situação implica infelizmente em danos sérios à comunidade, incluindo à incolumidade (segurança), bem como à vida dos seus integrantes.
Rodada de pagamentos adiantada no Caixa Tem
Enquanto alguns receberão o valor antes, no primeiro dia de pagamento, o restante do público receberá nas datas escalonadas.
Como todos sabem, o Bolsa Família é um dos programas de transferência de renda intencionam o auxílio os núcleos familiares que estão em situação de vulnerabilidade.
Tem o direito de receber os grupos enquadrados nos critérios estabelecidos para renda, que são considerados de pobreza ou de extrema pobreza. O rendimento mensal, nesses casos, deve ser de, no máximo, R$ 218 per capita.
Contudo, o núcleo familiar precisa estar devidamente registrado no CadÚnico, que é a base de dados que auxilia o governo na concessão de benefícios sociais.
Neste mês, o público geral do programa recebe seus valores em datas escalonadas, mas alguns poderão recebê-los de forma antecipada.
Em se tratando da antecipação, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) informou que a antecipação contemplará quem recebeu a parcela antecipadamente em fevereiro.
Assim, será possível continuar amparando aqueles inscritos prejudicados pelas áreas atingidas com as fortes enchentes e chuvas nas últimas semanas.
Entre os estados que estão na lista, constam: Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe, Ceará, Espírito Santo e Amapá.
Calendário oficial de pagamentos do Bolsa Família em março
Para quem não foi contemplado com uma antecipação, o cronograma de repasses aprovado anteriormente permanecerá em vigor.
Nesse sentido, enquanto moradores das áreas de risco receberão o dinheiro integralmente uma só vez hoje, sexta-feira (15), o restante terá que aguardar o escalonamento.
A exceção dessa “regra” temporária será para os beneficiários que têm o NIS de final 1, pois já fazem jus a esse dinheiro no primeiro dia, conforme poderá ser visto abaixo.
É importante ressaltar que os repasses são feitos considerando o último número do NIS (Número de Identificação Social), sendo:
- Se o NIS for terminado em 1: Pagamento acontecerá no dia 15 de março de 2024;
- Se o NIS for terminado em 2: Pagamento acontecerá no dia 18 de março de 2024;
- Caso o NIS seja terminado em 3: Pagamento acontecerá no dia 19 de março de 2024;
- Caso o NIS seja terminado em 4: Pagamento acontecerá no dia 20 de março de 2024;
- Se o NIS for terminado em 5: Pagamento acontecerá no dia 21 de março de 2024;
- Se o NIS for terminado em 6: Pagamento acontecerá no dia 22 de março de 2024;
- Caso o NIS seja terminado em 7: Pagamento acontecerá no dia 25 de março de 2024;
- Caso o NIS seja terminado em 8: Pagamento acontecerá no dia 26 de março de 2024;
- Se o NIS for terminado em 9: Pagamento acontecerá no dia 27 de março de 2024;
- Se o NIS for terminado em 0: Pagamento acontecerá no dia 28 de março de 2024.
Como consultar os valores praticados no Bolsa Família
As informações acerca dos pagamentos do programa social do mês de março já estão atualizadas na plataforma do governo. Dessa forma, para a consulta dos valores, é só a acessar o app oficial do programa.
Quanto a quem mora nas áreas atingidas pelas chuvas fortes nas últimas semanas, é possível verificar a lista dos municípios a serem beneficiados com a antecipação na listagem liberada no site do Governo Federal.