Notícias

Sistema do CadÚnico ficará indisponível de 24 a 31 de dezembro

Melhorias serão feitas nesse período para atender a população com mais eficiência

A Prefeitura de Sorocaba, por instrução do Governo Federal, através da Secid (Secretaria da Cidadania), esclarece que, a contar do próximo sábado (24) até 31 de dezembro, a plataforma do CadÚnico (Cadastro Único) passará por aprimoramentos.

Com isso, cidadãos sorocabanos terão que aguardar o retorno dos serviços, o que ocorrerá no dia 02 de janeiro de 2024.

O sistema permanecerá inativo durante esses últimos dias do ano em todo território nacional, sem conseguir atender à população.

Beneficiários de programas sociais que precisam atualizar suas informações no CadÚnico terão que aguardar

O CadÚnico é uma ferramenta governamental administrada pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Ele serve como um instrumento central para indivíduos que se beneficiam de esquemas de auxílio financeiro promovidos pelo Governo Federal, como o Bolsa Família, Auxílio-Gás, entre outros.

Nos últimos dias, o governo vem fazendo vários alertas para que os cidadãos que estejam com o cadastro desatualizado, renovem as informações junto ao sistema.

Ademais, há aqueles que cumprem com os requisitos necessários e querem se cadastrar para receber os auxílios em 2024.

Nessas duas situações, infelizmente, seja para atualização ou novos cadastros, o sistema ficará inoperante.

A recomendação é que, tão logo chegue o dia 02 de janeiro, os sorocabanos procurem a unidade mais próxima de sua casa.

Inscrições são feitas nas unidades do CRAS

Desde o dia 12 de novembro, as inscrições no CadÚnico foram direcionadas para as unidades do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Antes, os atendimentos eram feitos na Sias (Secretaria de Igualdade e Assistência Social), em sua sede.

A medida descentralizou os atendimentos em Sorocaba, o que facilitou o acesso dos cidadãos residentes em certas localidades. Agora, quem precisa dos serviços oferecidos, tem a possibilidade de ir mais perto de casa.

Em Sorocaba, atualmente, o CadÚnico conta com mais de 40 mil núcleos familiares registrados. Isso representa 18% de toda a população sorocabana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo