
A Prefeitura de Sorocaba realizou uma blitz de controle de ruído de escapamento de motocicletas na Avenida Américo Figueiredo com a Rua Santo Micheletti, no Jardim Ipiranga, Zona Oeste, na noite de quinta-feira (27).
No total, foram emitidas 85 autuações, uma por infração ambiental e as outras 85 por irregularidades administrativas de trânsito. Além disso, um carro foi confiscado.
Blitz
A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Guarda Civil Municipal (GCM) são responsáveis pela operação integrada, que está ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu).
O objetivo da operação é reduzir a poluição sonora causada pelos escapamentos desregulados de motocicletas, que causa incômodo e pode causar danos à saúde da população.
Os especialistas usaram equipamento sonômetro para avaliar sete motocicletas. (Lei Municipal no 11.367/2016), uma infração ambiental custou R$ 3.099,52.
Por outro lado, 34 motociclistas foram autuados pela Semob por infrações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e uma delas foi apreendida, enquanto 44 outros foram autuados pela GCM.
A pesquisa online está disponível permanentemente para descobrir quais vias primárias causam a maior quantidade desse tipo de poluição sonora.
Para preparar as próximas ações integradas, os locais são entregues às autoridades de segurança da cidade. Basta preencher o formulário no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.