
Nesta quinta-feira (16), a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, recebe das 14h às 16h30, crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos que poderão participar gratuitamente do último encontro do projeto de leitura “A Menina Criança e sua Longa Caminhada para a Liberdade”, com a líder em países de língua portuguesa do projeto “Jornada da Leitura da Menina Criança”.
A programação contará com oficina de boneca, contação de história, leitura e roda de conversa, com o intuito de conectar o fazer das mãos com a cura do feminino, em um processo de reconhecimento das emoções e tomada de consciência de “quem éramos nós antes de o mundo nos dizer quem somos”.
Em cada encontro, as participantes confeccionam uma boneca, fazem leitura individual e, ainda, trocam ideias sobre percepções e histórias, inspirações e esclarecimentos relativos à condição da menina/mulher, nas diversas comunidades humanas.
Neste último encontro do projeto, além da contação de história, será feito um diálogo entre os participantes e a confecção de uma boneca que representará o “eu” de hoje, com as histórias passadas e os sonhos e projetos futuros.
As vagas são limitadas, por isso, é necessária inscrição prévia pelo e-mail: eventos.bms@sorocaba.sp.gov.br, informando o nome e idade dos participantes. A Biblioteca Infantil Municipal está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723.
+CULTURA MUSICAL NA CIDADE! Grupo leva CLÁSSICOS DA MPB à Biblioteca Infantil neste sábado (18)
Biblioteca Infantil tem mais ações nesta semana
Com o grupo “Amigos da BIM”, fomentando a cultura em Sorocaba, a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” recebe a apresentação gratuita, neste sábado (18), das 10h às 12h, com um repertório variado, com clássicos da MPB e canções internacionais.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a iniciativa ocorre quinzenalmente, aos sábados, na Biblioteca Infantil Municipal, abrindo, ainda, espaço para cantores e cantoras interessados em se apresentar no local junto à banda. Para isso, basta comparecer ao local, no próprio sábado, às 9h30, para ensaio.
O grupo é formado pelo cantor José Moreira e os músicos Ozório Nascimento (contrabaixo), Luiz do Amaral (percussão), Paulo Moraes (violão), José Henrique Pena (violão) e Daniel Henrique Pena (bateria).
As pessoas que forem prestigiar a apresentação e puderem ajudar podem levar um quilo de alimento não perecível para a campanha “A Fome não é Fake!”, do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba.
A Biblioteca Infantil Municipal está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723.
Mais cultura em Sorocaba
Mais de 80 trabalhadores recebem selo “Feira Legal” em Sorocaba
Visando valorizar a área da cultura e trabalho de Sorocaba, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), entregou, na manhã desta segunda-feira (13), o selo “Feira Legal” para mais 80 trabalhadores da categoria.
O evento aconteceu na sede da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten).
Desde o início da atual gestão, em 2021, ao todo, 504 feirantes já receberam o selo “Feira Legal”, o qual é referente à regularização dos espaços ocupados para a realização das atividades pelos feirantes, algo que eles aguardavam desde 2015.
Além disso, o selo permite que haja maior controle e gestão das feiras-livres, estimulando que as mesmas sejam revigoradas e desenvolvidas. O certificado também traz a segurança de que, dentro do período estipulado, o feirante permaneça no local escolhido, pois participará do programa de legalização desses espaços.
“Esse selo é muito importante a todos os feirantes, mostrando que estão de acordo e regularizados perante o Poder Público Municipal. Essa categoria de trabalho é muito importante para Sorocaba, pois são eles que aquecem, ainda mais, a economia da cidade, além de manterem a tradição das feiras-livres”, ressalta a chefe da divisão de Fomento ao Turismo, Daniele Leite.
Para requisitar o selo, o feirante deve se atentar ao período de inscrições e apresentar toda a documentação necessária, a qual estará prevista em edital, indicando quais as feiras – desde que disponíveis no regulamento – em que ele gostaria de atuar, bem como quantidade de módulos.
Mais informações sobre as feiras-livres da cidade podem ser obtidas junto à Sedetur, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3316-1646.