O Detran-SP registrou um aumento no número de vítimas de atropelamentos em Sorocaba no primeiro semestre de 2024.
De janeiro a junho, 11 pessoas morreram em Sorocaba por acidente de trânsito, segundo os dados que foram divulgados.
Dessa maneira, em Sorocaba, a taxa de mortalidade é de 4,64% por 100 mil habitantes. O número é significativo e, com isso, é importante redobrar a atenção tanto em frente ao volante como ao atravessar as ruas.
Vítimas de atropelamentos
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que os pedestres têm prioridade no sistema viário em relação aos veículos porque são mais vulneráveis.
O artigo 70 do Código de Conduta Brasileiro diz que, em locais com sinalização de semáforos, o pedestre que não tenha concluído a travessia tem preferência, independentemente de o semáforo mudar de cor, permitindo a passagem de veículos.
No entanto, o CTB também aconselha os pedestres a prestar atenção ao trânsito para evitar acidentes.
Os pedestres podem usar os passeios ou passagens adequados das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para se deslocar.
Além disso, os pedestres devem ter prioridade sobre os veículos nas áreas urbanas quando não há passeios ou quando não é possível usá-los. Eles devem andar em fila única pelas bordas da pista e em sentido contrário ao deslocamento dos veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização ou em situações em que a segurança fique comprometida.