
A unidade do Procon Móvel terá três dias de atendimento gratuito à população, na próxima semana, em Sorocaba.
De acordo com a prefeitura, na segunda-feira (22), os serviços estarão disponíveis no Terminal São Bento e, na quarta (24) e sexta-feira (26), na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, sempre das 9h às 13h.
Procon Móvel
O Procon Sorocaba, vinculado à Secretaria de Governo (Segov), da Prefeitura de Sorocaba, atua na proteção e na defesa dos direitos do consumidor, sendo importante veículo de valorização e respeito à cidadania.
No Procon Móvel, são feitos registros de solicitações, abertura de reclamações referentes ao direito do consumidor, além de orientações e encaminhamentos.
O atendimento presencial também está disponível na sede do Procon Municipal, que fica na Avenida Antônio Carlos Comitre, altura do nº 331, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, assim como em todas as Casas do Cidadão, das 8h às 17h.
O consumidor que tiver dúvidas, identificar ou suspeitar de irregularidades ainda pode acionar o Procon Sorocaba, por meio do WhatsApp: (15) 99111-7448 e do site: https://procon.sorocaba.sp.gov.br/.
História
O PROCON Sorocaba foi criado em 1.980, através da lei municipal nº 2.072 de 03 de junho, denominando-se COM PROCON (Comissão Municipal de Proteção ao Consumidor), tendo como seu primeiro coordenador, Dr. Cláudio Grosso.
Em dezembro de 2017, o PROCON Sorocaba deu um importante passo em direção ao crescimento. Através da Lei 11.648/2017, foi Municipalizado.
Essa Lei ainda instituiu o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, bem como instituiu também o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
Desde a Municipalização, avançamos ainda mais no fortalecimento da defesa da cidadania e dos interesses do consumidor sorocabano.
Em 14/03/2018, o PROCON Sorocaba teve sua Sede Administrativa reinaugurada, passando a atender aos munícipes com mais conforto, em imóvel próprio e estruturado, localizado à Avenida Antônio Carlos Comitre, 330/331 – Portal da Colina.
Também, para melhor assistir aos consumidores, em 2018 foram inaugurados os postos de atendimento avançado “Zona Norte” e “Zona Leste”, respectivamente, os quais contam com salas e estruturas exclusivas dentro das Casas do Cidadão. No ano de 2019, foi inaugurada a EDUCON, Escola de Defesa do Consumidor, que cumpre a função educadora deste Órgão, instruindo fornecedores e munícipes de Sorocaba e região.
Atendimento presencial
- Unidade Administrativa Av. Antônio Carlos Cômitre, 330/331 – Portal da Colina (ao lado do prédio da Justiça Federal) Segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00
- Casa do Cidadão Shopping Pátio Cianê Av. Dr. Afonso Vergueiro, 823 – Centro Shopping Pátio Cianê – Piso 3- Bloco B Segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00
- Casa do Cidadão Ipanema Av. Ipanema, 3.349 – Vila Helena Segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00
- Casa do Cidadão Nogueira Padilha Av. Nogueira Padilha, 1.460 – Vila Hortência Terça e quinta -feira, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00
- Unidade Móvel Agenda divulgada semanalmente no link: https://novonoticias.sorocaba.sp.gov.br/
Registro de denúncias contra fornecedores.
O registro pode ser efetuado:
- Telefone: 151 ou WhatsApp (15) 99198-2958
- Presencialmente: junto a uma das Unidades de Atendimento do PROCON Sorocaba.
Tipos de Denúncias (exemplos):
- Ausência do Código de Defesa do Consumidor em estabelecimento comercial;
- Tempo de espera em filas de bancos;
- Não cumprimento de ofertas (tabloides/folhetos);
- Propaganda enganosa;
- Propaganda abusiva;
- Prazo de validade vencido/ausente;
- Falta de informações necessárias em produtos/serviços;
- Falta de precificação;
- Não entrega de nota fiscal de produtos;
- Diferença de valores entre caixa e gôndola; dentre outras.
* Consulte esta página para saber se sua denúncia é competência de outro órgão.




