
A Prefeitura de Sorocaba encerrará o atendimento exclusivo contra dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sentinelas (Fiori, Hortência e Simus) nesta sexta-feira (14) até as 18h, devido à melhora no cenário epidêmico de dengue e à diminuição da procura médica.
Assim, a partir de segunda-feira (17), as 33 UBSs voltaram a funcionar normalmente. Isso inclui o fornecimento de vacinas contra a gripe, o COVID-19 e outras vacinas de rotina, além dos serviços comuns que as unidades já prestavam.
Encerramento do atendimento exclusivo contra dengue
Segundo a prefeitura de Sorocaba, a diminuição da procura clínica, especialmente nas unidades de urgência e emergência, foi o motivo da decisão.
Em abril, 83.475 pessoas foram atendidas por sintomas de dengue; no entanto, em maio, o número caiu para 64.049, uma queda de 23,2%.
As UBSs sentinelas tiveram uma queda de 59,1% no último mês; 2.653 atendimentos foram realizados nos últimos doze dias de maio, em comparação com 1.082 realizados em 12 de junho. Por sua vez, totalizou 6.487 atendimentos no mês de maio.
Como resultado das temperaturas mais baixas, a procura está diminuindo, de acordo com a SES. No entanto, é importante destacar que as 33 UBSs continuarão atendendo pessoas com sintomas de dengue.
O que fazer em caso de sintomas?
Os munícipes devem procurar as unidades de urgência e emergência (UPAs e PAs) em caso de alarmes claros.
A população deve continuar prestando atenção aos cuidados domésticos, evitando deixar a água parada, criando focos para larvas e mosquitos da dengue.