NotíciasSorocaba

Mais de 30 ÁRVORES NATIVAS são plantadas na Zona Oeste de Sorocaba; ENTENDA A IMPORTÂNCIA

Na Zona Oeste de Sorocaba, 30 árvores nativas foram plantadas no fim de semana, com a participação de 50 pessoas entre crianças, jovens, adultos da comunidade e servidores municipais.

A ação ocorreu em uma área pública localizada na Rua Pablo Gomes Matielli, no Piazza Di Roma, na Zona Oeste da cidade, onde existem nascentes, envolvendo limpeza e educação ambiental.

Plantio de árvores

Segundo a prefeitura de Sorocaba, a iniciativa foi do padre Flávio Jorge Miguel Júnior, reitor do Santuário São Judas Tadeu, em parceria com a prefeitura por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Secretaria da Saúde (SES) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O intuito da ação foi ajudar na preservação da natureza, já que as matas ciliares protegem a água de nascentes, córregos e rios.

No local, foram retirados dez sacos de lixo de 100 litros, cada, com inúmeros resíduos descartados indevidamente pela população, como garrafas, pneus, vidros, roupas e papelão. E

m seguida, o espaço público ganhou mudas de árvores de pequeno e médio porte, como araçá-amarelo, urucum, cabeludinha, pitanga, cereja-do-rio-grande, pau-viola e jerivá, que servirão para o enriquecimento vegetal da área e, ainda, produzirão frutos atrativos para a avifauna.

Oficina gratuita

A Sema realizou uma oficina gratuita com todos os participantes do plantio, mostrando a maneira adequada de realizá-lo, além de providenciar toda a estrutura necessária no local do plantio, como o transporte e a seleção das mudas produzidas no viveiro municipal, a abertura dos berços, além da utilização de tutores e insumos.

Já a Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde realizou uma exposição sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças e conversou com os participantes sobre a importância do descarte correto de diferentes resíduos, pois muitos recipientes que acumulam água parada podem se tornar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre Amarela.

Ao passo que os profissionais do Saae/Sorocaba abordaram sobre a importância das nascentes e da conservação dos recursos hídricos da cidade.

Mais informações sobre plantios de árvores em Sorocaba podem ser obtidas junto à Sema, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone: (15) 3219-2280.

Importância de plantar árvores

A arborização urbana consiste em realizar o plantio planejado de árvores em áreas urbanas.

Mas, não apenas isso, é necessário um amplo estudo de toda a área onde se deseja realizar o plantio, verificando equipamentos existentes no local e a escolha da vegetação que irá compor o cenário ou a paisagem desse lugar, considerando que esse plantio irá interferir diretamente na vida da população local e que essa vegetação formará o “bioma urbano”, visando a melhoria da qualidade ambiental e de vida das pessoas da região, contribuindo com aspectos ambientais/ ecológicos, sociais, históricos, culturais, estéticos e paisagísticos do local.

É necessário, também, que o planejamento seja participativo, realizado com a contribuição da população local. Além disso, é fundamental realizar sempre a manutenção tanto dos indivíduos arbóreos plantados, quanto das áreas verdes já existentes e dar sempre preferência a espécies nativas na realização dos plantios.

A arborização urbana tem grande importância no bom planejamento urbano, para a melhoria das condições de vida nas cidades, pois além da função estética, paisagística e de embelezamento e valorização das cidades, a presença de árvores proporciona diversos benefícios para uma boa qualidade ambiental e de saúde das pessoas:

  • melhoram a qualidade do ar, devido à captura de CO2 da atmosfera, por meio da fotossíntese e produção de oxigênio, para a sobrevivência dos seres vivos;
  • retêm material particulado, purificando o ar;
  • auxiliam na diminuição da temperatura, pois, absorvem os raios solares refrescando o ambiente pela grande quantidade de água transpirada pelas folhas;
  • oferecem sombreamento para pessoas, edificações e veículos, e consequente melhoria da temperatura ambiente, reduzindo a temperatura e o abafamento (em especial nas cidades grandes onde o concreto das ruas esquenta demais com o calor do sol);
  • aumentam e controlam a umidade do ar por meio da evapotranspiração;
  • ajudam a reduzir o consumo de energia com aparelhos de ar condicionado, pois refrescam o ambiente naturalmente;
  • amortecem ruídos e barulhos, diminuindo a poluição sonora;
  • direcionam o vento e protegem contra ventanias;
  • diminuem pragas e agentes vetores de doenças, pois as árvores servem de abrigo para a avifauna e a entomofauna urbana, o que proporciona uma grande variedade de espécies no local, e contribui para o equilíbrio da cadeia alimentar;
  • reduzem o impacto da água das chuvas e seu escorrimento superficial;
  • melhoram as condições de permeabilidade do solo, o que diminui a formação de poças e a ocorrência de alagamentos e enchentes (salientando que a árvore deve ser plantada num espaço adequado para ela, o “espaço árvore” ou em uma “calçada ecológica”);
  • protegem o solo da erosão e os rios, córregos e lagos de assoreamento;
  • evitam o carreamento de partículas para os cursos d’água;
  • protegem inclusive o asfalto do impacto das águas das chuvas e dos raios solares, permitindo uma maior durabilidade dele e menos gastos com manutenção;
  • fornecem frutas, sementes, folhas e flores, que perfumam, colorem e alimentam as pessoas e os bichos;
  • ajudam no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas, capturando CO2 da atmosfera;
  • promovem ambientes acolhedores e ar limpo para a prática de esportes e lazer ao ar livre;
  • promovem a valorização financeira de imóveis em ruas bem arborizadas.
  • Melhoram a saúde física e mental das pessoas, pois o contato com a natureza promove a queda da ansiedade e do estresse.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo