Notícias

Anvisa participa da MAIOR CONFERÊNCIA DE BIOTECNOLOGIA na Europa em 2024

Evento aconteceu em Basiléia, na Suiça

Nos dias 22 e 23 de abril, segunda e terça-feira, representantes da Anvisa estiveram presentes no evento Swiss Biotech Day 2024, principal conferência de biotecnologia na Europa.

O evento aconteceu em Basiléia, na Suiça, e atrai profissionais da comunidade global.

Delegações internacionais do campo da biotecnologia utilizam o evento para fortalecer seus laços com a Suíça, um centro de destaque na área, promovendo investimentos transfronteiriços, parcerias público-privadas e insights de líderes mundiais do setor. Participaram do evento o Diretor-presidente Antonio Barra Torres e o Diretor Daniel Meirelles.

Evento

No primeiro dia do evento, a Anvisa participou juntamente com a agência sanitária Swissmedic da mesa redonda: “How regulators can best support innovation?”. Já no segundo dia, a Anvisa participou do debate sobre oportunidades na área biotecnológica entre Brasil e Suíça, investimentos, registro e estudos clínicos.

A participação da Anvisa neste evento internacional fortalece a colaboração global e abre portas para avanços na indústria biofarmacêutica do país. Como órgão regulador, a agência desempenha um papel fundamental na garantia da segurança e eficácia dos produtos biotecnológicos, promovendo inovação responsável e protegendo a saúde pública do Brasil.

Biotecnologia

A Biotecnologia é um ramo da ciência que aplica os conceitos da moderna engenharia genética na geração de novos produtos na agricultura, nos processos industriais ou na medicina.

Sendo assim, a biotecnologia é o conjunto de procedimentos envolvendo manipulação de organismos vivos para fabricar ou modificar produtos. A palavra tem origem grega: “bio” significa vida, “tecnos” remete a técnica e “logos” quer dizer “conhecimento”.

 

A biotecnologia não é uma disciplina nova, mas evolui rapidamente e tem cada vez mais aplicações em nosso dia a dia: desde o desenvolvimento farmacêutico até a produção alimentar ou o tratamento de resíduos poluentes. A seguir, adentramos neste apaixonante campo e tentamos revelar até onde poderia chegar no futuro.

Ela utiliza células vivas para desenvolver ou manipular produtos com fins específicos, como, por exemplo, os alimentos transgênicos. Assim sendo, a biotecnologia está vinculada com a engenharia genética e surgiu como disciplina no começo do século XX na indústria alimentar, à qual, posteriormente, se somaram outros setores como a medicina ou o meio ambiente.

 

Atualmente, os cinco ramos nos quais se divide a biotecnologia moderna — humana, ambiental, industrial, animal e vegetal — nos ajudam a combater a fome e as doenças, produzir de forma mais segura, limpa e eficiente, reduzir nossa pegada ecológica e poupar energia.

O aumento do investimento e do emprego nesse setor tem sido exponencial nos últimos anos. De 2018 a 2022, o número de funcionários aumentou em 11%, enquanto o impacto econômico nos EUA é estimado em 2,9 trilhões de dólares, de acordo com a BIO Media.

As inovações biotecnológicas já fazem parte da nossa cotidianidade; podemos encontrá-las nas farmácias ou nos supermercados, entre outros muitos lugares. Além disso, foi fundamental na luta contra a pandemia da COVID-19, já que ajudou a decifrar o genoma do vírus e a compreender como age o sistema de defesa do nosso organismo contra os agentes infecciosos.

Portanto, a biotecnologia terá um papel crucial na sociedade do futuro para a prevenção e contenção de possíveis agentes patogênicos. Porém, esta é apenas uma das suas múltiplas aplicações… A seguir, repassamos algumas das mais relevantes em diferentes campos:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo