
Alunos de escola do Cajuru realizaram projeto turístico e cultural em visita a diversos pontos de Sorocaba
Projeto teve início em sala de aula e é intitulado “Turistando Sorocaba”
Na última semana, a Divisão de Turismo, de Sorocaba,

pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) acompanhou alunos da Escola Estadual “Professor José Quevedo”, em uma visita turística e cultural a diversos pontos da cidade.
O projeto teve início em sala de aula e é intitulado “Turistando Sorocaba”. A princípio, os estudantes criaram uma agência de viagens, pesquisando sobre os pontos turísticos da cidade. Depois, o colégio os levou para conhecer alguns desses locais presencialmente.
O grupo contou com o auxílio da equipe de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que já vem trabalhando, junto ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), um projeto semelhante, que visa expandir os horizontes do estudante, além da sala de aula para a vivência em outros espaços, ampliando a aprendizagem e aprimorando a experiência no ensino
“A proposta trazida pela escola tornou-se um projeto-piloto, que já vem sendo estudado pelo COMTUR que se encontra em fase de desenvolvimento”, explica a chefe da Divisão de Fomento ao Turismo, Daniele Leite.
Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema), o grupo visitou a Casa do Turista, o Jardim Botânico, o Paço Municipal e diversos pontos históricos no Centro da cidade.
Na Casa do Turista, os estudantes tiveram explicações sobre os trabalhos da Divisão de Turismo e a importância do desenvolvimento turístico de Sorocaba. No Jardim Botânico, foram recepcionados por uma equipe de Engenharia Agrônoma, que explicou a relevância da natureza no nosso cotidiano, reforçando a necessidade de sua preservação.
No Paço Municipal, além de aprenderem sobre os prédios e monumentos que compõem o Parque do Paço, os estudantes foram recebidos pessoalmente pelo prefeito Rodrigo Manga, que estava em atendimento no programa “Quarta com o Prefeito”.
Por fim, o último ponto de parada do grupo foi o Centro da cidade, passando pela Praça Frei Baraúna, Fórum Velho, Obelisco, Mosteiro de São Bento, Praça Carlos de Campos, antigo prédio dos Correios, Praça Fernando Prestes e Catedral. “Sem dúvida, foi uma experiência muito rica para os estudantes. Portanto, pretendemos expandir essa atividade para outras escolas”, conclui Daniela Leite.
Fonte: Jornal Z Norte




