Mais de 1000 pneus foram removidos de um estabelecimento localizado na Vila Tortelli, da Zona Norte de Sorocaba. A ação foi mais uma em combate à dengue pelo setor de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES). No total foram 1100 pneus removidos.
A operação contou com a participação do Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) com a Guarda Civil Municipal (GCM).
O local é uma borracharia, que já apresentava histórico de autuações pela Zoonoeses, que chegou até o endereço através de denúncias realizadas por cidadãos.
+25 pessoas são autuadas em blitz de controle de ruído de motocicletas na Zona Norte de Sorocaba
O material apresentava condições propícias para a proliferação dos mosquitos transmissores da dengue e outras arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela), contendo água com larvas.
Apenas em 2024, foram realizadas 45.958 visitas a imóveis especiais e pontos estratégicos; houve 37 autuações; coleta de 129.290 kg de inservíveis, além de 20 atividades educativas para o público geral sobre o combate das arboviroses.
Veja mais notícias de Sorocaba
Como denunciar pneus e outros itens suspeitos
De acordo com a Secretaria de Saúde, denúncias de criadouros do Aedes aegypti podem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura, ou, ainda, em uma das Casas do Cidadão.
Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e realiza a inspeção da área para tomar as devidas providências.